Por que você deve ser a sua Marca?

Durante anos a crença de que a Marca da sua Empresa deveria ser a mais importante foi tida como regra pela grande maioria dos empreendedores de todo o mundo. Mas nesse artigo, eu quero te mostrar como esse erro estratégico pode te trazer prejuízos financeiros em médio e longo prazo.

conexaoEm uma das minhas centenas de consultorias estratégicas ajudei o Artur Silva a gerar valor através de ações de valorização da sua marca. Mas havia um grande problema nesse Projeto do Artur, ele não conseguia criar conexão com seus potenciais clientes.

Uma marca não é somente um símbolo qualquer que identifica você entre centenas de outros concorrentes que prestam o mesmo serviço.

O principal objetivo de uma marca é deixar claro o seu posicionamento estratégico, é transmitir seus valores e principalmente, segmentar seu público. Sim, uma das principais funções da marca é gerar conexão com as pessoas que precisam da solução que você apresenta.

Quando eu analisei o projeto do Artur percebi que ele não tinha essa conexão com a sua marca. Mas já era uma marca conhecida no pequeno nicho que ele atuava diretamente e estava fora de questão mudar tudo novamente. Então eu disse ao Artur: Você deve ser a sua Marca!

chave_para_o_sucesso1A cara que ele fez foi muito engraçada. Uma mistura de confusão e ansiedade, pois ele sabia que ali havia uma infinidade de opções a serem exploradas e mais um Projeto surgindo.  Assim que colocamos o novo Projeto no ar, o Artur valorizou em mais de 70% dos seus Serviços prestados, pois essa nova marca trouxe credibilidade, inovação e conexão para o negócio do Artur Silva.

Agora eu quero te perguntar: Você é a sua Marca? É importante que você se questione e analise estes pontos, especialmente se seu principal canal de venda for virtual. A cada dia que passa os consumidores passam a comprar de pessoas, não de marcas. Os seres humanos foram criados para terem relações com outros seres humanos, ninguém pode viver isolado por muito tempo e ninguém quer comprar um produto e serviço de quem não sabe quem é.

As exceções estão nas Marcas mais antigas e há muito tempo consolidadas no mercado, pois elas já passaram por essa fase e a empresa tomou grandes proporções, possibilitando assim uma comunicação passiva da marca com seu principal produto.

Já na visão estratégica, se você precisar mudar o principal objetivo dos seus projetos, o posicionamento da sua empresa ou o seu principal serviço, o processo é muito mais simples quando você já é uma marca consolidada no mercado.

Para facilitar, resolvi listar 7 motivos para Você ser a sua Marca:

  1. Quando você quiser mudar seu Projeto, o impacto nas suas finanças será muito menor.
  2. Você poderá atuar em vários mercados ao mesmo tempo com credibilidade redobrada.
  3. Tudo, absolutamente tudo o que você fizer gerará valor não só para um, mas para todos os seus projetos.
  4. Seus projetos formarão um grupo de empresas fortes, que poderão se ajudar mutuamente pelo poder da sua Marca,
  5. Quando você efetuar uma mudança nos seus projetos, a insegurança do mercado não será sentida em larga escala.
  6. Você poderá se adaptar mais facilmente às condições externas com alterações rápidas e certeiras nos seus projetos.
  7. Sua credibilidade será ainda maior quando vincularem os Sucessos dos seus projetos à sua Marca.

Basicamente, esses são os principais motivos para você, a partir de hoje, mudar sua estratégia de Branding para ter ainda mais resultados. Você tem mais alguma dúvida sobre Branding, Marca ou Estratégia de Negócios? Deixe abaixo nos comentários que vou ter um grande prazer em te ajudar.

Um grande Abraço

Julio Santos