O que é e porque investir em geração de leads

Você já sabe que atrair clientes de um nicho específico e conquistá-los, tornando-os fiéis ao seu negócio não é tarefa fácil.  Não é mesmo? Porém, existe uma técnica que pode facilitar – e muito – esse processo, e, consequentemente, melhorar os resultados da sua empresa. Essa técnica é  a geração de leads, que pode ser uma solução bastante eficiente para o seu site ou blog, como você verá a seguir. Então, se você quer entender como gerar mais leads e aumentar sua taxa de conversão, continue com a gente!

 

O que são Leads?

 

Você tem um negócio na internet? Então, em primeiro lugar, o mais importante a saber é que, não importa qual seja o seu negócio, ele vai depender, exclusivamente, de um determinado público para gerar lucros. Visto isso, podemos começar a falar dos leads…

O lead é um usuário que adquiriu algo gratuito, como um ebook, infográfico ou uma vídeo-aula, por exemplo, em troca de fornecer algumas de suas informações pessoais à sua empresa.

Quanto à captura de lead, esta é o resultado de uma landing page bem desenvolvida, ou seja, que tem a capacidade de atrair o usuário por meio de conteúdo de qualidade, que seja realmente relevante para o público que você deseja atrair.

O produto ou serviço desta página de captura tem que ser interessante para o usuário, para que ele execute a ação proposta, como assinar a newsletter, curtir sua página no Facebook, ou baixar determinado material. Depois que o usuário executa essa ação, esse público, qualificado se torna um lead.

Mas é importante dizer também que, nem todo usuário capturado se tornará um lead rentável. Muitas vezes esse usuário deseja apenas a informação que você disponibilizou na página de captura e nada além disso. Aí você deve estar se perguntando: então eu devo descartá-lo da minha lista? A resposta é NÃO! Ainda assim, é importante ter esse usuário na sua lista de possíveis clientes qualificados, pois, trabalhando o marketing de conteúdo com esse usuário, dentro de determinado tempo ele poderá se tornar um lead rentável.

captura-de-leads-800x600

Porque investir em geração de leads

 

Quando se captura um lead,  por meio de um material ou conteúdo específico, as chances de aumentar a geração de tráfego no seu site aumentam consideravelmente; consequentemente, suas chances de transformar esse lead em cliente real e vender seu produto ou serviço para ele também crescem.

 

Conheça aqui as principais vantagens em investir na geração de leads:

 

– Geração de tráfego qualificado: Quando você desenvolve uma campanha focada na captação de leads, se bem direcionada, essa campanha irá atrair um público muito segmentado, o que, consequentemente, vai aumentar a audiência qualificada no seu no site.

 

– Formação de uma lista segmentada de potenciais clientes: Ao desenvolver uma página de captura de qualidade, capaz de surpreender positivamente o usuário e convencê-lo a se inscrever para baixar seu material, você consegue reter um público valioso, que tem interesse no conteúdo que você oferece e, muito possivelmente, terá interesse no seu produto ou serviço em algum momento.

 

Criação de relacionamento com potenciais consumidores: esse é um ponto onde a maioria das empresas erram; elas geram leads, mas não criam relacionamento com eles – se comunicando apenas quando querem vender algo. Nutrir os leads é extremamente importante para não perder esses potenciais clientes. E como fazer isso? Oferecendo conteúdo de qualidade e se mostrando disponível para tirar dúvidas quando necessário.

 

– Campanhas de marketing bem mensuradas: Quando se tem uma audiência qualificada a mensuração das campanhas de marketing passa a ser muito mais eficiente, já que mostra resultados mais próximos da realidade. Isso permite otimizar as campanhas, focando em soluções que gerem conversão em vendas.

 

– Aumento na taxa de conversão – aumento das vendas do seu produto ou serviço: Dentre todas as vantagens já citadas, esta é, sem dúvida alguma, a mais importante, uma vez que é o objetivo final de toda campanha de marketing: transformar possíveis consumidores em consumidores reais, ou seja, que de fato adquirem seu produto ou serviço. É muito provável que com uma boa campanha focada na geração de leads a taxa de conversão de seu site ou blog aumente.