Dicas de venda que vão alavancar sua conversão

 

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que transformar leads em clientes não é tarefa fácil. Mas cada lead é crucial e contribui para se chegar a uma alta taxa de conversão, sonho de todo profissional dessa área.

 

Ainda assim, tem vendedor que não reconhece a importância de encantar o cliente na hora da venda e acaba perdendo aquele usuário que tinha tudo para se tornar um excelente cliente.

 

Pensando em ajudar a sua equipe de vendas a aumentar sua conversão de leads, transformando-os em clientes fiéis, separamos aqui as 15 melhores dicas de vendas, para aumentar as conversões. Confira!12

 

  1. Identifique as crenças do seu lead e trabalhe em cima delas

Grande parte dos vendedores acreditam que vão vender algo apenas falando sobre o quanto o produto ou serviço que oferecem é bom. Sinto decepcioná-los, mas esse “papo de vendedor” não funciona mais. Por mais que seu produto, de fato, seja bom, seu lead já tem crenças e opiniões formadas.

Assim sendo, o grande segredo para transformar esse lead em cliente é basear sua estratégia de venda no que ele já acredita.

 

  1. Antes de qualquer contato com seu lead, já tenha seu planejamento de vendas todo estruturado

É preciso passar credibilidade ao seu lead, para que um dia ele possa se tornar um cliente. Afinal, toda compra é feita na base da confiança; tanto no produto, quanto na empresa e em quem está vendendo o produto.

Logo, você precisa passar confiança. E para isso, nada melhor do que conhecer profundamente seu próprio produto e a pessoa para quem você vai vendê-lo. Conhecendo seu produto e o que levou o lead até você, fica muito mais fácil trabalhar os pontos corretos e fechar uma venda no futuro. Assim, mesmo que você não converta no primeiro contato, sua chance de conseguir isso futuramente aumenta.

 

  1. Reserve um tempo para a prospecção

Esse é um ponto onde muitos pecam, por quererem exercer muitas atividades ao mesmo tempo. Assim, vão deixando a prospecção de lado, como se não fosse uma parte muito importante do processo de vendas.

Logo, se você quer aumentar sua conversão, não seja mais um a cometer esse erro e separe um tempo SOMENTE para prospectar.

 

  1. Saiba qual problema do cliente seu produto ajuda a resolver e acredite no seu produto

Se você é um bom vendedor, certamente conhece cada mínimo detalhe do seu produto. Mas você sabe qual problema do seu cliente ele ajuda a solucionar? Você tem certeza de que ele realmente ajuda a solucionar esse problema para o qual ele foi criado? Ou seja, seu produto realmente cumpre sua função?

Para vender bem, você precisa ter convicção; precisa acreditar que seu produto, de fato, resolve o problema do seu cliente.

 

  1. Gerencie seu tempo

Organização é a palavra chave para qualquer trabalho dar certo. E o mesmo vale para o seu tempo. Se você quer obter bons resultados, organize seu tempo: defina as tarefas que você precisa fazer e o tempo que você tem para finalizar cada uma delas.

 

  1. Estabeleça sua prioridades

Nós já sabemos: atualmente 24h parecem não ser mais suficientes para todas as atividades que precisamos exercer. Então, para que você não perca alguma atividade importante, faça uma lista com as atividades INDISPENSÁVEIS do dia, as IMPORTANTES, e as que podem ser deixadas para depois. Assim você consegue focar no que é realmente importante.

 

  1. Mantenha um relacionamento com seu lead

Seu planejamento não deve ser pautado no fechamento da venda, e sim na satisfação do seu lead, que assim, poderá se tornar um cliente. Sua função deve ser entender quais os problemas que ele possui e apresentar soluções para esses problemas.

 

  1. Entenda que ouvir um “não” faz parte do processo

Ninguém gosta de ouvir não. É verdade. Mas TODO vendedor, vai ouvir não um dia. Então, não deixe que um “não” te desmotive. Às vezes é preciso deixar o “não” recebido de lado e ir atrás de novas oportunidades.

 

  1. Encontre o diferencial do seu produto e seu como vendedor

Antigamente bastava ser vendedor e ponto. Hoje não é mais assim que funciona. O vendedor atual tem que assumir novos papéis e, antes de qualquer outra coisa, entender sobre pessoas.

Assim sendo, mostre para o cliente o seu diferencial e o do seu produto. Ou seja: responda para ele porque ele deveria comprar o seu produto e não qualquer outro que ele acredite que também resolva o problema que ele tem.

 

  1. Conheça a fundo seu lead

Quanto mais você conhece seu lead, mais chances você tem de conversão. Isso porque conforme você entende as necessidades dele, mais chances você tem de mostrar a ele que seu produto resolve o problema que ele tem.

Então, procure colher o máximo de informação possível antes de uma reunião.

 

  1. Tenha em mente que retenção é tão importante – ou mais – que prospecção

Quem nunca cometeu o erro de fechar uma venda e achar que o cliente já estava ganho, que jogue a primeira pedra! Mas saiba que não é bem assim que funciona…

Reter um cliente é tão importante quanto prospectar um novo! E você deve investir em mantê-lo pelo seguinte motivo: vender para alguém que já é cliente, que já conhece você e seu produto, é muito mais fácil – e barato – do que conquistar um novo cliente e ter que começar todo o processo do zero.

 

  1. Peça feedbacks

O feedback é a melhor maneira de você descobrir onde está errando, para então melhorar; e o que está dando certo, para então repetir. Em outras palavras, através do feedback você consegue perceber quais ações podem te trazer melhor taxa de conversão e se focar nelas.

 

  1. Qualifique sua lead

Para uma melhor conversão é necessário saber se sua lead está preparada para comprar seu produto. Ao qualificar seus leads, você está priorizando seu tempo e focando seus esforços em leads que estão mais aptos a se tornarem clientes e, consequentemente, gerarem mais resultados para a empresa.

 

  1. Se for trazer clientes outbound, escolha os que têm budgets altos!

Outbound marketing ainda é uma parte importante de muitas estratégias de venda e é muito interessante se bem utilizado junto com o Inbound Marketing. Mas existe uma dica valiosa para tirar o máximo do outbound: escolhe clientes com budgets altos!

Mesmo que seja preciso mais reuniões e a jornada de compra seja um pouco mais longa, na hora da conversão a sua meta vai para as alturas!

Como o Inbound nutre e qualifica as suas leads, não há razão para gastar tempo preparando leads de outbound que não valham a pena. Por isso, lembre do budget!

 

  1. Ofereça sempre mais

O cliente sempre vai para aquele que lhe oferece maior vantagem. Então, seja essa pessoa!

Procure sempre testar coisas novas e ver o que isso faz com sua taxa de conversão.

 

Como você deve ter percebido, não existe nenhuma fórmula mágica capaz de aumentar sua conversão da noite para o dia. Mas seguindo essas dicas importantes, você vai ver como é possível converter mais leads.