Conheça 15 ferramentas de marketing digital gratuitas e eficazes para pequenas e médias empresas

 

O marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Mas, em geral, as pequenas e médias empresas não costumam dar o valor necessário a essa área do negócio, alegando que não têm verba suficiente para investir.

De acordo com dados da IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, os investimentos em mídias digitais em 2015 foram em torno de 9,3 bilhões de Reais, o que comprova a força que o mercado digital vem ganhando no país.

Mas, se sua empresa é pequena e, de fato, não tem como investir muito dinheiro em mídias digitais ainda, saiba que, no marketing digital, você não precisa fazer grandes investimentos. Além disso, ao investir nele, você ainda consegue economizar em outros aspectos.

14

Isso mesmo: existem ferramentas totalmente gratuitas – e eficientes! –  ao dispor do seu empreendimento, que ainda te ajudam a economizar em outras áreas do seu negócio. Quer conhecê-las? Então confira a seguir a lista que elaboramos para você!

 

  1. WordPress: Ferramenta de criação e edição de blogs e sites.
  2. Hostgator: Provedora de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.
  3. Graphic Hiver: recursos gráficos.
  4. The Name App: Aplicativo para descobrir se um termo já está sendo utilizado como nome de um projeto na web.
  5. Open Site Explorer: É uma ferramenta para análise de links. Trata-se de um robô que indexa os sites e avalia os sites com um algoritmo (o qual simula o algoritmo do Google).
  6. Google Trends: Ferramenta para descobrir o que é tendência; ela mostra os termos mais buscados no Google.
  7. Google Keyword Planner: É um planejador de palavras-chave.
  8. Google Analytics: É um sistema gratuito de monitoramento de tráfego do seu site, em tempo real.
  9. Google Pagespeed Insights: É uma ferramenta que mensura o desempenho de um site.
  10. Broken Links: ferramenta que ajuda a detectar e corrigir links quebrados, que prejudicam a usabilidade e o rankeamento do seu site.
  11. GetResponse: ferramenta para criação e-mail marketing.
  12. SumoMe Scroll Box: Ferramenta que permite a captura de e-mails dos visitantes do seu site.
  13. Survey Monkey: Plataforma para criação e envio de formulários de pesquisa, que depois transforma os resultados em dados, que você pode usar para embasar suas próximas ações.
  14. HootSuite: Plataforma para gerenciar suas contas nas diversas redes sociais.
  15. Social Analytics: Ela obtém o envolvimento do visitante com o seu conteúdo on-line, por meio de um URL compartilhado nas diversas mídias sociais.