5 dicas de marketing digital para profissionais liberais

O profissional liberal é aquele que tem formação universitária ou técnica e tem liberdade para executar a sua atividade, podendo trabalhar por conta própria. Este fato de poder trabalhar por conta própria, sem ser empregado de uma empresa, implica que ele conheça um pouco sobre outras áreas, como administração, gestão de pessoas, contabilidade e marketing, mesmo que estas não estejam diretamente ligadas a sua atividade fim. O mesmo vale para o marketing digital, que tem se tornado cada vez mais importante, tanto para empresas, quanto para profissionais liberais. Logo, mesmo que seu negócio não envolva e-commerce, ou seja, vendas pela internet, ter presença online é imprescindível para o seu sucesso.

 

Estar na internet significa ser facilmente encontrado – e a qualquer hora – por aqueles usuários que têm interesse no que você oferece. Essa presença online é capaz de gerar maior relacionamento com o seu cliente e uma maior possibilidade de conversão de prospects em clientes reais, gastando muito menos do que vocÊ gastaria em qualquer outra mídia. Em suma, a internet é uma mídia que apresenta um excelente custo-benefício.

 

Então, se você quer ser encontrado pelo seu público e se interessou em alavancar sua marca por meio do marketing digital, continue com a gente, pois é exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira a seguir 5 dicas de marketing digital que todo profissional liberal deveria saber para colocar sua marca na rede!

marketing-digital-3

  1. Defina sua Buyer Persona

Conheça seu público, estude seu comportamento online e então defina sua Buyer persona! Antes de qualquer outra coisa, você precisa saber para quem você vai direcionar sua mensagem. Conhecendo seu público, fica mais fácil saber como seu público acessa a internet, que canais ele costuma acessar, qual o problema que ele quer solucionar adquirindo seu produto ou serviço e quais seus medos, sonhos e aspirações; e então traçar a persona, ou seja, um personagem fictício com as características do seu público-alvo. Assim você vai ter um direcionamento para toda a sua estratégia de Marketing Digital.

 

  1. Crie sua Brand Persona

Em outras palavras, você precisa criar uma identidade para a sua marca. Os consumidores estão, cada dia mais, preocupados com a personalidade da marca que eles se relacionam. Então a brand persona serve para gerar engajamento e aproximar os valores dos clientes  e da marca.

Porém, é muito importante ter em mente que sua marca precisa praticar também no mundo offline os valores que prega na internet.

 

  1. Esteja onde seu público está

Agora que você já tem sua persona definida e sabe os sites que ela acessa e seu comportamento na internet, você precisa colocar sua marca nesses lugares que ela acessa. Ou seja, se sua persona costuma ler sobre nutrição em páginas no Facebook e você é um nutricionista, o Facebook é um local que você precisa estar.

 

  1. Crie um blog sobre o que você faz, ofereça conteúdo de qualidade e torne-se referência no seu segmento

Você pode ser sua melhor propaganda; e pra isso, não precisa investir nem um Real. Uma das maneiras de fazer isso é identificando os assuntos que mais despertam o   interesse do seu público-alvo e começando a escrever sobre eles. Assim, além de você conseguir criar um relacionamento com os seus clientes atuais, ainda pode se tornar referência em sua área, atraindo potenciais clientes que até então nem lhe conheciam.

 

  1. Marque presença nas Mídias Sociais

Estar nas mídias sociais é importante, uma vez que lá o público costuma estar mais receptivo para ouvir o que você tem a dizer. Porém, é necessário que tenha objetivos e metas já estabelecidos antes de entrar em cada uma delas e que esteja nas mídias que têm alguma relevância para seu público. Não tem porquê você criar um perfil no Linkedin, se observou que sua persona não acessa esse canal. Otimize seu tempo e seus esforços, investindo no que vale realmente a pena!

 

 

Que tal começar agora mesmo a colocar essas dicas em prática e conquistar um público ainda maior?